sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Eu não faço ideia do porquê sentei na mesa desses caras



Engraçado... depois que rapei a cabeça comecei a pensar sobre uma coisa... interessante. Novamente (como estou quase sempre fazendo, ainda que nem sempre conscientemente) refletindo sobre a forma das coisas, comecei a reparar nos comentários das pessoas. Independente dos clichês aos quais já estou habituada (“Nossa, que coragem!”, “Que porra é essa?” “Você é louca?”” Quem deixou?” “Ah, você é linda de qualquer jeito....”) andam aparecendo uns comentários que pra mim são bastante... intrigantes!
Algumas pessoas comentaram sobre o quanto eu fique “menininha”, “feminina” com esse cabelo. Gente, que baque! Claro que eu quase sempre estou tentando buscar minha tão querida androginia (sim, pensando em todo um padrão estético binário de formas de homens e formas de mulheres), claro que estou quase sempre falhando também haha Mas não esperava que “radicalizando” como eu fiz eu estaria reforçando, ao menos no imaginário de algumas pessoas, minha feminilidade ou seja lá o que o comentário signifique. Ok, isso é um ponto. Mas o ponto principal é: o que significa ter um rosto “feminino”, ou “de menina”? (se é que é possível pensar no rosto em separado do resto do corpo).
Eu sou uma pessoa negra (nossa, deu uma vontadona de escrever mulher negra, mas o peso e o significado disso fizeram meu superego me conter silenciosamente. Que fique registrado, porém.). O que caracteriza no imaginário popular a forma de uma pessoa negra? Bundão, narigão, cabelo crespo e a cor marrom, certo? Mas voltemos ao nariz e paremos no rosto. Suspende!
O que caracteriza uma mulher no imaginário popular? Traços finos e delicados, cabelão, batom não pera, rs
Retoma!
Negre: Nariz alargado, bocão, traços mais “grossos”, cabelos crespos, bundão.
Mulher: Traços finos e delicados, cabelão, etc (eu tenho reais dificuldades em me lembrar da caracterização hegemônica algumas vezes, sério :S )
Enfim, como pode uma criatura SEM CABELO, COM NARIGÃO E TRAÇOS “GROSSOS”, ser “menininha”?
Eu acho que não vou conseguir chegar exatamente onde eu quero por aqui, mas fica a questão:
Estão negando minha negritude, minha masculinidade, ou minha feminilidade?
Ou será que é cada vez mais óbvio (pra mim) que características físicas não são em si determinantes de porra nenhuma?
Ah, tchau

Nenhum comentário:

Postar um comentário